terça-feira, novembro 30

Romances

Então a fórmula é esta?! Um belo par de olhos, corpo atlético, com o passado errado, cheio de tropeços, mas que no presente desperta as fantasias e o desejo incontrolável daquela que sumiu por anos, mas voltou esbelta, cheirando à rosa e jasmim, com vários fantasmas e alguns assuntos inacabados do passado que permaneceram fiéis ao seu retorno para serem resolvidos.

Geralmente, este é o contexto. Possui sempre açúcar, adoçante e mel. Faz-nos ler cada página, atiçando a imaginação, para no final ficar os sonhos, com o olhar vago pela janela remontando as cenas e sentindo todas as emoções. Cansei-me deles!

Eu me pergunto por que ser assim? Para que permitir que isso influencie e deixe conduzir os planejamentos futuros pelo caminho errôneo do romance? Por que se precisa deles para tentar crer que tudo vai acabar bem e aquele marido, com a vida cheia de aventuras e no final uma linda família será encontrada.

Oh mundo cruel dos livros, que nos leva para toda a imensidão sem fim, que muitas vezes se inspira no real para ser montado - mas não é o real. E ainda assim nos fascina... Não é necessário mais um bombardeio de coisas mundanas na nossa rotina durante a leitura como prazer, por isso se perder nos romances da banca, ou nos consagrados, nas ficções que colocam a prova o nosso poder de imaginar, ou nos históricos para voltar ao passado são sempre retirados das prateleiras das livrarias.

É certo que talvez seja um pouco radical, visto que no momento as coisas andam confusas por aqui; no entanto, os romances e suas fórmulas que levam sempre para o mesmo caminho têm me cansado. Vou procurar outras fantasias.

Nenhum comentário:

Postar um comentário